Porosidade capilar - Simplesmente adulta

terça-feira, 31 de julho de 2018

Porosidade capilar

  Todas nós cacheadas queremos que nossos cabelos sejam lindos, fortes e saudáveis e isso exige uma atenção especial com fios todos os dias.
  Para começar a cuidar dos meus cabelos, eu fiz uma pesquisa detalhada e descobri que os fios são classificados em três níveis de porosidade: alta, média e baixa. Para quem não entende muito, porosidade capilar significa a capacidade de seus fios absorver nutrientes.

  Então vamos lá que agora você vai aprender sobre como identificar o nível de porosidade de seus cabelos no momento, é muito importante saber isso na hora de comprar os produtos que vão melhor atender a necessidade dos fios.
  Os materiais usados não tem muito segredo, são apenas: um copo transparente, água  e  alguns fios de cabelo que caiu naturalmente, pode ser na escova ou pente.

A figura abaixo representa:



  • Quando o cabelo flutua, ele é considerado com um cabelo saudável com baixa porosidade, é resistente à umidade, penetração de produtos químico e remodelagens. É normal que esse cabelo seja virgem. As cutículas estão bem fechadas e por isso dificulta a absorção de água e nutrientes. Todas as semanas você deve fazer uma ou duas hidratações com o auxilio de água morna, isso ira repor água nos fios e deixá-los mais maleável, mantendo os cabelos sedosos e macios. Os produtos indicados são os que tem silicone, aloé vera, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina.




  • Média porosidade é quando seu cabelo fica no meio da água, também considerado um cabelo saudável, porém as cutículas estão abertas facilitando a entrada da qualquer produto. É o tipo de cabelo que um dia está bom e no outro ruim. De 15 em 15 dias é necessário fazer uma umectação que irá mante-los bonitos, sem frizz e definido. Produtos que esse cabelo precisa são os que tem tutano, manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e murumuru) e óleos vegetais.

  • Quando o fio afundar, isso indica que as cutículas estão muito abertas, absorvendo muita umidade e não conseguem retê-la.  Você pode perceber que esse cabelo geralmente é seco, quebradiço e com frizz. No dia a dia você usar para hidratar com leave-ins hidratantes, manteigas ou óleos finalizadores. Para selar as cutículas Ã© necessário reconstruir, repondo massa e controlar o pH. Invista em produtos com queratina, gelatina, proteínas hidrolisadas, aminoácidos ( lisina ou cisteína) e proteína do trigo. 
Agora que você testou seu cabelo, poderá optar por um cronograma capilar que atende suas necessidades. Existe também receitas caseira que vão te ajudar cuidar dos cabelos gastando pouco. 

Nenhum comentário:

Cronograma capilar

@way2themes